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Finanças da clínica

            Clinica é um termo genérico. Veterinários abrem na verdade vários núcleos de negócios, entre eles:

  • Clínica e cirurgia (engloba laboratório, diagnóstico, internação);
  • Loja (farmacêuticos, alimentos, acessórios);
  • Estética (banho e tosa);
  • Hotel;
  • Day care;
  • Venda de filhotes, outros;

            Cada um destes é um negócio à parte e que deve ser gerido isoladamente, com indicadores distintos. Profissionais que relutam em dividi-los, perdem dinheiro ou no mínimo deixam de ganhar mais.

            O que une todos os negócios é nossa paixão por pets. Nada de errado termos todos os núcleos no mesmo empreendimento. Porém, eles devem ser geridos de formas diferentes, pois os indicadores de cada um são distintos.

            Por exemplo: clínica e cirurgia tem um ticket médio (dinheiro gasto pelo cliente) de 250 reais no Brasil. Nos EUA são 250 dólares. Já na loja ele é de 100 reais e na estética de 70 reais.

            As ações para aumentar este ticket ou o faturamento são diferentes. Imagine fechar a estética e loja e usar o espaço para novas ações na clínica! Haverá muito mais potencial de aumentar o faturamento.

            Que fique claro que se o empresário adora ter estética e loja, que isto faz parte da sua maneira de atender, é compreensível que ele não queira fechar estes núcleos de negócios. Basta, então, lançar mão de ações diretas para crescer o faturamento nestes setores. Uso de novos displays para produtos, ações com promoções, campanhas para desovar produtos encalhados, entre outras, devem ser constantemente usadas. Vejo mesmice em várias empresas, quando o empresário diz não ter tempo em fazer tais ações, pois precisa fazer suas consultas, cirurgias e internações. Ora, que contracenso! Ele mantém um serviço de estética e loja ao qual pouco se dedica ao invés de fechá-lo de vez e focar a clínica! Tenha coragem, pare uns dias para levantar números, contrate um consultor, analise seus números e tome uma decisão estratégica que pode mudar o rumo do seu negócio para patamares maravilhosos.

Prof. Marco Antônio Gioso
FMVZ-USP

 

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