startup-593327_1920

Para quem quer crescer seu negócio

            Há vários meios para se crescer e vários indicadores. E o assunto é complexo. Vamos falar exatamente “do que” crescer.

            Podemos crescer o número de clientes. Um bom indicador é termos um cliente novo ao dia, ou seja 365 clientes ao ano. A questão é: você faz o que exatamente para que o cliente chegue a sua empresa? Ele vem de forma passiva (veio porque quis) ou ativa (veio porque você fez algo ativo para atraí-lo). Médicos veterinários são passivos em atrair clientes.

            Pode-se aumentar o faturamento bruto, ou seja, o montante de dinheiro que entra no caixa mensalmente, antes de se pagar as contas, salários e demais gastos. Lembre-se de que aumentar o faturamento não significa aumentar o lucro ou se ter fluxo de caixa positivo. Aliás, empresas financeiramente saudáveis tem três indicadores positivos.

  1. Muitos clientes, que elevam o faturamento bruto.
  2. Lucro, que é a diferença entre o montante bruto arrecadado menos o gasto. Gasto é igual custos e despesas. Custos são essenciais, como aluguel, telefone, salários, etc. Despesas nãos são essenciais, pode ser perdas, inadimplência, investimentos, muitos computadores, etc.
  3. Fluxo de caixa positivo. Lembrar que pode se ter lucro e fluxo de caixa negativo.

             Lucro é um termo contábil, de janeiro a dezembro se teve lucro, todavia pode-se ter três meses negativos sem lucro, o que foi compensado no ano, com saldo positivo. Porém, se nos meses negativos houvesse uma emergência e se necessitasse de dispor de certa quantidade de dinheiro, para algo essencial, poder-se-ia ter sérios problemas, por exemplo, um criador que pedisse para você vacinar 500 cães de uma vez. Se você estivesse no terceiro mês consecutivo de “prejuízo”, não poderia, por exemplo, comprar as 500 doses de vacina com seu próprio dinheiro. Ou, pior, pagar todos os salários. Muitas empresas quebram por este motivo: fluxo de caixa negativo, mas com lucro contábil. Assim, medidas para aumentar o lucro e o fluxo de caixa, são básicas. Anotar todo dinheiro que entra e sai, independente para qual razão for, seja para pagar um lanche para alguém da equipe, seja para pagar um vale a um funcionário, ou dar entrada de um cheque que você usa para pagar a escola de seu filho ou um congresso. Absolutamente tudo deve ser anotado numa planilha do tipo Excel ou Software de gestão. Planilhas falam conosco. Os números revelam se a empresa está viva, morrendo, na iminência de ter um problema sério. Da mesma maneira que um monitor cardíaco indica condições de um paciente durante uma anestesia.

            Como diz o pessoal da Endeavor: quem não mede, não gere, morre!

Prof. Marco Antônio Gioso
FMVZ-USP

 

Comentários no Facebook

Deixe um comentário